domingo, 4 de setembro de 2011

Dicas de Leitura

Como líderes eficazes estruturam e gerenciam equipes


Autor: FRISCH, Bob
Editora: Campus/Elsevier
Assunto: Gestão de pessoas
Qtde. de páginas: 200

Descrição do livro

Além de recomendar uma abertura mais eficaz do canal de comunicação, a obra cita algumas ferramentas que podem ser utilizadas para gerenciar uma equipe com eficácia e saber executar desde as mais simples escolhas até decisões de grande importância para a estrutura de uma companhia.

Como líderes eficazes estruturam e gerenciam equipes

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estresse ocupacional

MARRAS, Jean Pierre e VELOSO, Henrique Maia
Editora: Campus-Elsevier
Assunto: Gestão de pessoas
Qtde. de páginas: 168

Descrição do livro

O livro aborda as origens do estresse ocupacional, as linhas psicoterapêuticas de tratamento e as conexões entre as áreas do conhecimento, bem como os impactos no indivíduo, no grupo e nas organizações. Apresenta os subsídios necessários para apoiar os gestores de pessoas na criação de soluções e alternativas menos simplistas para a realidade vivenciada no dia a dia das empresas.

Estresse ocupacional

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A família empresária


BLUMENTHAL, Josenice e STEINBERG, Herbert
Editora: Gente
Assunto: Administração
Qtde. de páginas: 192

Descrição do livro

Para os autores, as ferramentas e os recursos da boa governança corporativa e familiar possibilitam a construção de boas relações, com bases saudáveis e produtivas. Os conflitos existem em qualquer relação humana, também nas famílias. Mas é possível estabelecer um equilíbrio e um ambiente harmonioso, permitindo a perpetuidade do negócio. Uma sólida governança pavimenta as bases para um legado de paz e prosperidade.

A família empresária

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Elo da Gestão de Carreira

QUEIROZ, Cláudio e LEITE, Cristiane
Editora: DVS
Assunto: Gestão de pessoas
Qtde. de páginas: 112

Descrição do livro

A obra é destinada a líderes de equipes, empregados e dirigentes de organizações que desejam compreender a importância de seu papel e responsabilidade na gestão de carreira. Os autores defendem que assim como o empregado tem a responsabilidade promover o autoconhecimento e cumprir metas, é dever do líder conhecer sua equipe e potencializar talentos, assim como cabe à empresa planejar carreiras, preparar gestores, dentre outras relações.

O Elo da Gestão de Carreira

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lições do Titanic sobre riscos e crises

RIBEIRO, Pedro C.
Editora: Reino Editorial
Assunto: Gestão corporativa
Qtde. de páginas: 144

Descrição do livro

A obra contextualiza no ambiente organizacional a série de acontecimentos que culminaram no desastre com o navio, apontando falhas comuns em empresas e outras instituições que levam à crise. Para o autor, as crises, tanto em projetos como em estratégias, podem ser evitadas. Elas são formadas por uma sequência de fatos que se combinam, resultando no insucesso – no caso do Titanic, uma catástrofe histórica.

Lições do Titanic sobre riscos e crises

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Discursos e Práticas de Gestão de Pessoas e Equipes

BOOG, Gustavo G. e BOOG, Marcelo
Editora: Campus/Elsevier
Assunto: Gestão de pessoas
Qtde. de páginas: 264

Descrição do livro

Valendo-se do relacionamento pessoal que tiveram com as organizações e seus profissionais, os autores mostram depoimentos de participantes dos projetos criados por eles, que se integram com propostas para as diversas dimensões da gestão: liderança, equipe, comunicações, clima organizacional, resultados, clientes e sustentabilidade. Todo o conteúdo do livro é intercalado com roteiros práticos de ação, para reforçar e colocar em prática a atuação dos líderes sustentáveis.

Discursos e Práticas de Gestão de Pessoas e Equipes

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Encantamento: a arte de modificar corações, mentes e ações

KAWASAKI, Guy
Editora: Alta Books
Assunto: Relações Humanas
Qtde. de páginas: 240

Descrição do livro

A obra mostra todas as táticas necessárias para cativar pessoas, incluindo clientes, empregados e chefes. Para o autor, através da associação de suas próprias metas e desejos, sendo amável e merecedor de confiança, e elaborando projetos que possam ser aceitos pelos demais, o indivíduo poderá modificar os corações, as mentes e as ações.

Encantamento: a arte de modificar corações, mentes e ações

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Perseguindo estrelas

GROYSBERG, Boris
Editora: Évora
Assunto: Recursos Humanos
Qtde. de páginas: 448

Descrição do livro

O livro oferece orientações e insights sobre a natureza fundamental para se compreender a performance. A obra traz também orientações práticas para os indivíduos sobre como gerenciarem suas carreiras de forma estratégica e para as empresas revela como identificar, desenvolver e reter talentos.

Perseguindo estrelas

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O novo aviso prévio

PRETTI, Gleibe
Editora: Campus/Elsevier
Assunto: Direito do Trabalho
Qtde. de páginas: 96

Descrição do livro

O livro discorre sobre a recém- sancionada Lei nº 12.506/2011, com foco nas novas regras que direcionam o período precedente à saída ou substituição de um funcionário. É direcionado a juízes, advogados, sindicatos, estudantes de direito e profissionais de recursos humanos, e pretende ser a comunicação entre o empregador e o empregado, quando há decisão de uma das partes em rescindir o contrato de trabalho sem justa causa.

O novo aviso prévio

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quem matar na hora da crise?

LOPES, Artur
Editora: Évora
Assunto: Gestão de Crise/ Liderança
Qtde. de páginas: 208

Descrição do livro

A obra traz dicas de como usar os recursos emocionais para compreender o que acontece quando o negócio não vai bem, e fala sobre o uso correto das chaves empresariais. O autor chama a atenção para o fato de que toda empresa, em algum momento, enfrentará um cenário crítico, e utiliza da sua própria experiência para ensinar a identificar quando a crise está próxima e o que fazer para amenizar seu impacto.

Quem matar na hora da crise?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Comunicação como Estratégia de Recursos Humanos

FRANÇA, Fábio e LEITE, Gutemberg
Editora: Qualitymark
Assunto: Gestão de pessoas/ Comunicação
Qtde. de páginas: 216

Descrição do livro

O livro focaliza de maneira especial os diferentes processos de comunicação organizacional, estudando-a desde seus aspectos puramente administrativos, a comunicação dirigida, as mídias utilizadas pela empresa até a implantação de um plano diretor capaz de promover uma comunicação eficaz com todos os públicos, principalmente com os colaboradores diretos da empresa.

A Comunicação como Estratégia de Recursos Humanos

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Princípio da pirâmide

MINTO, Bárbara
Editora: Canal Certo
Assunto: Comportamento
Qtde. de páginas: 327

Descrição do livro

A obra oferece ao leitor dicas práticas sobre como estruturar ideias de forma organizada e clara, principalmente na escrita, um dos principais desafios dos profissionais hoje. Afinal, se comunicar de maneira eficaz nunca foi tão importante no mundo dos negócios. Visa tornar, de fato, as mensagens profissionais claras e concisas, sendo rapidamente compreendidas pelo público-alvo.

O Princípio da pirâmide

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Estratégia do Olho de Tigre

GRINBERG, Renato
Editora: Gente
Assunto: Carreira
Qtde. de páginas: 173

Descrição do livro

O autor compara o dia a dia do ambiente de negócios com o de uma selva. No mundo animal, tanto predadores quanto presas estão sempre criando estratégias para se manterem vivos. Nas empresas os funcionários estão sempre tentando ser promovidos, ganhar um aumento salarial, provar porque são melhores que seus colegas etc. No mundo animal não existe escolha: predadores sempre serão predadores e presas sempre presas, porém no mundo corporativo a escolha é de cada indivíduo. Mas como ser esse o predador e não a presa? Como alcançar o sucesso e desenvolver seu potencial?

A Estratégia do Olho de Tigre

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Trabalhando com monstros

CLARKE, John
Editora: Fundamentos
Assunto: Gestão de pessoas/ Comportamento
Qtde. de páginas: 112

Descrição do livro

Em um ambiente de trabalho é possível encontrar pessoas de todos os tipos imagináveis de personalidades e comportamentos, como os que intimidam e ridicularizam de propósito os companheiros de trabalho, os impulsivos e superficiais ou os que não demonstram nenhuma empatia com quem está ao seu redor. Sendo assim, o autor dá dicas de como reconhecer e lidar com os “psicopatas” corporativos, e orienta os leitores a evitar prejuízos financeiros e emocionais na convivência com esses colegas.

Trabalhando com monstros

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tornar-se chefe: a grande transição

EIKENBERRY, Kevin e HARRIS, Guy
Editora: Livros de Safra
Assunto: Liderança/ Competências
Qtde. de páginas: 256

Descrição do livro

Os autores defendem que a promoção a um cargo de liderança é um passo crucial da carreira de qualquer profissional, e pode ser um verdadeiro divisor de águas. A intenção do livro é guiar o leitor pelo caminho da concretização desse passo com sucesso, para que ele alcance seu maior potencial.

Tornar-se chefe: a grande transição

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

De repente, no comando!

MATUSON, Roberta Chinsky
Editora: Campus/ Elsevier
Assunto: Liderança/ Competências
Qtde. de páginas: 240

Descrição do livro

A obra oferece um modelo único de dois livros em um: lendo num sentido, é possível encontrar sugestões e recursos para gerenciar, estabelecendo credibilidade junto à equipe e liderando de forma a criar afinidade e respeito. Ao ler em outro sentido (virando o livro de ponta cabeça), o leitor encontrará estratégias eficazes para interagir com êxito em relação aos seus superiores e estabelecer sólidos relacionamentos.

De repente, no comando!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Clima sem rodeios

HASCHE, Marcia
Editora: Singular
Assunto: Gestão de pessoas/ Clima organizacional
Qtde. de páginas: 156

Descrição do livro

A obra destina-se aos profissionais de RH e liderança, que possuem um desejo genuíno de ter em suas organizações colaboradores mais felizes – pessoalmente e profissionalmente –, engajados e com alto senso de pertencimento, tendo assim, como resultado natural, uma melhor performance financeira da organização.

Clima sem rodeios

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A arte do coaching

DE PAULA, Maurício
Editora: All Print
Assunto: Coaching
Qtde. de páginas: 374

Descrição do livro

O autor compartilha sua experiência de 14 anos como coaching, e dessa forma, busca ajudar os novos profissionais da área a trilhar essa profissão. Ele fala a respeito das ferramentas que utilizou em mais de 10 mil horas de atendimento individuais, com profissionais das mais diversas carreiras e culturas.

A arte do coaching

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Manual de liderança da ASTD*

BIECH, Elaine
Editora: Campus/Elsevier
Assunto: Liderança- Competências
Qtde. de páginas: 520

Descrição do livro

A obra tem a pretensão de ser a melhor fonte de informação sobre a arte de liderar e, para tanto, apresenta ideias e facetas de liderança de 48 líderes e autoridades, respeitados mundialmente por seu desempenho. Aborda ainda aspectos críticos como competências, desenvolvimento, atributos e desafios dos líderes de sucesso, além de debates sobre liderança. * American Society for Training & Development.

Manual de liderança da ASTD*

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A vida é o que você faz dela

BUFFETT, Peter
Editora: Record
Assunto: Biografia– Carreira
Qtde. de páginas: 272

Descrição do livro

Na obra, o autor conta em detalhes a sua história de vida, a começar por seus 19 anos, quando recebeu do pai uma quantia relativamente modesta de dinheiro para trilhar o rumo profissional que desejasse, com o entendimento de que não deveria esperar nada mais. Ao invés de seguir carreira no mercado financeiro, Buffett perseguiu o sonho de se tornar músico, e faz da sua biografia um belo conto sobre como ter identidade própria e alcançar felicidade independentemente de onde, como ou em que classe social você nasceu.

A vida é o que você faz dela

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As 100 dicas do Home Office

BRICK, André; BRICK, Marina
Assunto: Recursos Humanos – Gestão de Pessoas
Qtde. de páginas: 64

Descrição do livro

Esse é um guia básico para quem deseja montar e manter um escritório dentro de casa. São 100 tópicos, divididos em 11 capítulos fundamentais para o exercício do home office. Entre os temas discutidos na obra estão Como levar o seu escritório para casa; Montando o seu Home Office; Programa de incentivo; Produtividade já; Filhos na área; e Uma casa mais profissional.

As 100 dicas do Home Office

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

6Ds - As seis disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio

 
Autor: WICK, Calhoun; POLLOCK, Roy; JEFFERSON, Andrew
Editora: Évora
Assunto: Recursos Humanos – Gestão de Pessoas
Qtde. de páginas: 360

Descrição do livro

A obra descreve e ilustra a metodologia inovadora 6Ds; seis disciplinas que, juntas, representam uma inovação no treinamento e desenvolvimento corporativo. Neste livro são descritos processos e ferramentas que melhoram significativamente o retorno do investimento que as companhias fazem em soluções de aprendizagem. As orientações apontadas nesta obra auxiliam, ainda, líderes de diferentes segmentos a alcançar a excelência em suas operações.

6Ds - As seis disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E Agora, Geração X?

Autor: ERICKSON, Tamara
Editora: Campus- Elsevier
Assunto: Recursos Humanos – Gestão de Pessoas
Qtde. de páginas: 224

Descrição do livro

A obra apresenta as perspectivas do mercado para profissionais entre 30 e 45 anos, e oferece diversas informações sobre o que fazer para que o trabalho seja significativo e gratificante, como aumentar as chances de sucesso e conviver pacificamente com as gerações Y e dos baby boomers. A autora também fornece ferramentas e conselhos práticos para essa geração se adaptar às mudanças no ambiente corporativo.

E Agora, Geração X?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O talento para liderar

Autor: NYE, Joseph S.
Editora: BestBusiness
Assunto: Administração - Recursos Humanos
Qtde. de páginas: 238

Descrição do livro

Na obra, o autor, ex-secretário adjunto do Departamento de Estado e do setor de inteligência dos Estados Unidos, analisa a natureza da liderança com uma esclarecedora reunião de História, estudos de caso empresariais e pesquisas psicológicas. Para Nye, professor emérito da Kennedy School of Government, um líder eficiente deve investir no Poder Inteligente que é uma mistura das habilidades de autoridade e persuasão.

O talento para liderar

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gestão de Programas de Remuneração

Autor: DE ASSIS, Marcelino Tadeu
Editora: Qualitymark
Assunto: Administração - Recursos Humanos
Qtde. de páginas: 392

Descrição do livro

A obra integra, organiza e comenta parte expressiva do que se faz e se discute sobre remuneração no Brasil. Com mais de duas décadas de experiência na área, Marcelino Tadeu de Assis detalha a questão da remuneração sob as mais variadas perspectivas, de forma a capturar o trabalho cotidiano daqueles imersos em ambientes de grandes demandas e complexidade.

Gestão de Programas de Remuneração

0 comentários :

Postar um comentário