Você já ouviu fala em coaching? Não! Então vamos comentar um pouco sobre essa importante matéria. Certamente você já se questionou no que pode melhorar no trabalho e na vida pessoal? Principalmente na atualidade onde o mercado corporativo está cada vez mais acirrado, exigindo de seus profissionais mais habilidades, comportamentos e ações novas que tragam resultados. Neste contexto um profissional de coaching pode auxiliar muito o desenvolvimento pessoal e profissional.
o termo coaching, vem do inglês "treinamento", contudo as atividades vão além de um simples treinamento é uma parceria criada entre o coach (profissional treinado) e o coachee (pessoa que passará pelo coaching) que viverá um processo estimulante e criativo que o inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas por meio do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos.
Esta atividade a princípio era voltada apenas para executivos e gestores, o chamado coaching executivo, mas hoje a atividade está abrangente a todo o público, que deseje alcançar objetivos pessoais ou profissionais. Antes de procurar a ajuda destes profissionais é bom certificar-se do credenciamento do profissional, a qual é conferida pela International Coaching Federation (ICF), organização sem fins lucrativos que atua em 120 países. Atualmente o ICF conta com 384 coaches que necessitam ter pelo menos 60 horas de atividades.
Vejamos algumas recomendações antes de escolher o profissional:
- Observe a formação do coach;
- Veja se ele possui alguma certificação;
- Verifique a quantidade de horas de atuação do coach;
- Busque informações com outras pessoas que fizeram coaching.
REFERÊNCIA
Revista Brasileira de Administração (RBA). A minha história está bem contada? Ano XXIII, nº 97 p. 18-21. Nov/Dez 2013
0 comentários :
Postar um comentário