segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

COACHING



Você já ouviu fala em coaching? Não! Então vamos comentar um pouco sobre essa importante matéria. Certamente você já se questionou no que pode melhorar no trabalho e na vida pessoal? Principalmente na atualidade onde o mercado corporativo está cada vez mais acirrado, exigindo de seus profissionais mais habilidades, comportamentos e ações novas que tragam resultados.  Neste contexto um profissional de coaching pode auxiliar muito o desenvolvimento pessoal e profissional.

o termo coaching, vem do inglês "treinamento", contudo as atividades vão além de um simples treinamento é uma parceria criada entre o coach (profissional treinado) e o coachee (pessoa que passará pelo coaching) que viverá um processo estimulante e criativo que o inspira a  maximizar o seu potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas por meio do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos.

Esta atividade a princípio era voltada apenas para executivos e gestores, o chamado coaching executivo, mas hoje a atividade está abrangente a todo o público, que deseje alcançar objetivos pessoais ou profissionais. Antes de procurar a ajuda destes profissionais é bom certificar-se do credenciamento do profissional, a qual é conferida pela International Coaching Federation (ICF), organização sem fins lucrativos que atua em 120 países. Atualmente o ICF conta com 384 coaches que necessitam ter pelo menos 60 horas de atividades.

Vejamos algumas recomendações antes de escolher o profissional:


  • Observe a formação do coach;
  • Veja se ele possui alguma certificação;
  • Verifique a quantidade de horas de atuação do coach;
  • Busque informações com outras pessoas que fizeram coaching.
Fonte: Jorge Oliveira, presidente do ICF Brasil.

REFERÊNCIA

Revista Brasileira de Administração (RBA). A minha história está bem contada? Ano XXIII, nº 97 p. 18-21. Nov/Dez 2013


0 comentários :

Postar um comentário