quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

CONFLITO DE GERAÇÕES, COMO GERENCIÁ-LAS?




Recordar é viver. Certamente você já escutou essa frase, e sendo um adepto desta ideologia trago a esse blog o assunto gerações. Lastreando com a reportagem especial do Jornal da Globo, que está dividida em quatro vídeos. A matéria fala de três gerações a de Baby Boomers, nascidos entre 1945 e 1960, geração X dos nascidos entre 1960 até o fim da década de 70 e a geração Y nascida nos anos 80, não se fala na reportagem, mas trarei a vocês também a geração Z.

Essa passagem de uma geração a outra se via num prazo de 25 anos, porém com a aceleração do mundo atual, já se prega que essa passagem se dá em 10 anos, e desta feita, cada vez mais gerações diferentes estão convivendo. E como lidar com essas pessoas de diferentes características? Pois pode não parecer, mas eles têm um modo diferente de viver. Os Baby Boomers, preferem estabilidade na sua carreira profissional, são aqueles que vestem a camisa da empresa e que desejam ter uma vida longa dentro da organização, já a geração X, são apegados a título e tem uma certa resistência a tecnologia, diferentemente da Y, a geração do computador, das facilidades, da globalização, demonstram ser impulsivos, profissionais mais voltados a si próprio e que mudam de emprego facilmente. Ver vídeo 1.


O vídeo 2 traz a tona a cultura do Japão, um país, direcionado a hierarquia vertical, onde manda o mais velho sobre o mais novo, filosofia essa que foi abolida no século XIX mas que ainda tem grande influência, por isso jovens tem abandonado o país em busca de outras culturas mais antenadas a suas características, com uma hierarquia horizontal onde ele pode ser ouvido, essa é uma realidade não muito distante de nossas empresas, já que uma das tendências do RH estratégico é não mais apenas priorizar a experiência vista como primordial outrora mas o potencial dos colaboradores (Mais sobre o assunto na publicação RH: do operacional ao estratégico), por isso um dos grandes desafios da gestão de recursos humanos e manter um ambiente motivador, seguro e com possibilidade de crescimento, para que se possa manter todas as gerações satisfeitas.

 


Ainda não tem sido um assunto muito tratado mas que já deve requer a nossa atenção é o surgimento da geração Z, nascidos na metade da década de 90 até os dias atuais, denominada geração touchscreen, que possui acesso a toda informação acessível a apenas um toque, como serão nossas empresas quando essa geração ocupar os setores das organizações. De acordo com Hugo Nisembaum e Miguel Nisembaum para poder manter os talentos das diferentes épocas engajados com os objetivos organizacionais são necessário pelo menos dois passos:
1.       GERAR UM CLIMA DE CONFIANÇA ENTRE TODOS.
Confiança é uma questão que de fato impacta todas as gerações nas empresas. A grande diferença é que os Baby Boomers e geração X, até por um aspecto de hierarquia mais vertical e formal da organização, não tinham as perspectivas e expectativas claras.
A geração y é mais informal e vai exigir mais transparência de saída, e o fato é que hoje as organizações sendo mais horizontais permitem com que os líderes, expectativas e perspectivas estejam mais acessíveis a todos. E no fundo ter expectativas, perspectivas claras e ter acesso aos líderes para discuti-las é algo que é apreciado por todos.
2.       TRABALHAR PROMOVENDO O SUCESSO SUSTENTÁVEL
Sucesso sustentável significa causar o maior impacto possível pelo maior período de tempo. Esta é uma necessidade comum a todas as gerações. A abordagem que propomos para isso é trabalhar nos Pontos Fortes, que para nos são a soma de Talentos, Conhecimentos, Habilidades e Experiências.
É natural que as gerações X e baby boomers tenham mais resolvidos aspectos de ansiedade e foco, mas também são menos flexíveis e estão habituados a impor uma única forma de alcançar resultados. Já a geração Y tem um aspecto de ansiedade mais presente e está habituada a responder a muitos estímulos ao mesmo tempo, ou seja, estão sempre em busca do novo, com isso acabam buscando diferentes formas de atingir resultados. É importante estabelecer um processo de complementaridade onde as gerações anteriores auxiliem as mais novas na gestão da ansiedade e na concentração de energia nas suas ações visando resultado, e que entendam e fiquem atentas as soluções propostas pelas gerações mais novas para chegar aos resultados esperados.
No entanto o funcionário também tem a sua parcela de contribuição, e o respeito é uma delas, já que a maturidade das gerações congregadas no meio corporativo são essenciais para que cada um possa mostrar sua competência e desenvolver um bom relacionamento. Segundo Alonso Garrote, especialista em RH e culturas organizacionais in http://www.deleon.com.br/crcsp/2011/109/04_carreira_a.htm
 “O jovem deve assimilar o conhecimento das pessoas mais experientes e buscar complementar e ajustar suas opiniões e valores à realidade na qual está inserido. Os das gerações Baby Boomers e X devem ter humildade e sensibilidade para perceber e compreender o modo peculiar do jovem se comportar e compreender o mundo. Com bom senso, flexibilidade e boa comunicação, será possível harmonizar todas as gerações”
Independente de sua geração tenhamos a certeza que é possível viver com o diferente e que essa particularidade, nos faz precisar do outro, e com esse entendimento faremos parte de uma equipe e não de um grupo individualista. Como referência leia a bíblia em 1 Coríntios cap. 12 verso 16-26. http://www.bibliapedia.com.br/acf/1corintios/12.16-31/
REFERÊNCIAS
Hugo Nisembaum e Miguel Nisembaum. Engajando talentos: Como lidar com as diferentes gerações? http://www.mapadetalentos.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=64&Itemid=1&lang=brazilian_portuguese&date=2011-01-01 acessado em 30 de dezembro de 2011 as 12h16min.






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