quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

CARREIRA PROFISSIONAL



Você já pensou que rumo pretende dar para a sua carreira profissional neste ano de 2012? É fato que uma economia estável gere o crescimento do número de vagas de emprego, no entanto poucos estão preparados para essa nova realidade, então se você pretende dar uma guinada profissional, convido-o a ler esta publicação pela qual almejo ajudar aqueles que estão em buscar de novas oportunidades no mercado de trabalho. Dividindo essa publicação em três etapas: 1. Elaboração de currículo; 2. Como agir em uma entrevista?  e  3. A contratação é apenas o início.  



ETAPA 1. Elaboração do currículo

Nesta minha vida de graduando em Gestão de Recursos Humanos já vi muitos erros na elaboração de currículo, pessoas que ainda preenchem aquelas versões vendidas em papelarias, colocam informações desnecessárias como números de documentos, currículos com erros gramaticais e etc., porém qual a maneira correta de elaborar um currículo? Pretendo nesta primeira etapa trazer opinião de consultores e modelos que acredito serem apropriados. Começaremos a relatar erros inadmissíveis na elaboração de um currículo, e por incrível que pareça são os mais comuns, são eles:



Dois erros, dos citados acima se tornam exceção, se e somente se, forem solicitados pelo contratante, foto e documentos comprobatórios de cursos realizados.  Em outros casos, vale a regra citada anteriormente. O consultor Max Gerhinger vai além e cita oito itens que não devem estar em seu currículo. Ouça.  http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/max-gehringer/2006/07/18/OITO-ITENS-QUE-NAO-DEVEM-ESTAR-EM-UM-CURRICULO.htm#.TwRM88xFg1E.blogger

Depois de decorrer acercar dos erros comuns, o que o torna um currículo atrativo? Objetividade é um dos pontos mais atrativos, seja claro e sucinto não é aconselhável um currículo com muitas páginas, use uma fonte de tamanho 12 para que possa ser legível para quem tem problemas de visão, estética também é muito importante, não se exceda, sabendo que na realidade somos atraídos pela boa estética e repelidos pela falta dela, também não se usa mais o campo pretensão salarial, isso será discutido na entrevista e quando listar as experiências profissionais prefira colocar em ordem de acordo com o cargo pretendido, ou seja, se você almeja um cargo de vendedor e esse foi o penúltimo cargo ocupado, coloque-o acima dos outros e destaque-o melhor. Ouça mais acerca do assunto. http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/max-gehringer/2011/07/08/COMO-LISTAR-AS-EXPERIENCIAS-ANTERIORES-NO-CURRICULO.htm#.TwRh155oGJo.emailOutras dicas vejam: http://youtu.be/glofSn7xLDwum bom currículo deve conter: 1. Dados pessoais; 2.Idiomas; 3.Formação Acadêmica; 4.Experiência profissional; e 5.Formação Complementar. Veja o que o consultor Walber Nunes escrever acerca de currículo. http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/sucesso-curriculos-e-entrevistas/37365/#.TwRoT-klWMk.blogger
Não podemos esquecer que a maioria dos currículos na atualidade são enviados via internet, e você já pensou como eles devem ser elaborados?  
            
Os consultores preferem que o arquivo seja anexado. No assunto da mensagem, é preciso escrever algo como "Apresentação de currículo" ou especificar sua área de interesse ou posição.
          No corpo do e-mail, objetividade também vai bem: apresente-se brevemente, em apenas uma ou duas linhas. Um exemplo: "Boa tarde. Meu nome é 'tal' e gostaria de me candidatar à vaga 'X'".
 
           E por fim veja alguns modelos de currículo:http://www.meucurriculum.com/modelos-de-curriculum.php

Mais informações, acerca do assunto carreiras leia a ETAPA 2.


0 comentários :

Postar um comentário