segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

APROVEITE BEM AS REDES SOCIAIS


Caro leitor, você já se deu conta do poder das mídias sociais? É impressionante a velocidade em que uma informação se alastra, e como frases podem virar meme, em pouco tempo, exemplo disto são os hits “menos Luísa que está no Canadá” e o “ai se eu te pego” e sabendo dessa rápida difusão de informações cada vez mais, um número maior de empresas tem usufruído desse poder para analisar perfis profissionais e até recrutar talentos. Isso mesmo recrutar talentos. Se você até hoje via as redes sociais apenas como meios de relacionamento, comecem a enxergar como plataformas de vagas em grandes empresas, é o que tem feito empresas como a Reckitt Benckiser a qual disponibilizou um game no facebook para tal finalidade, acompanhe a reportagem da revista Você/RH de 03/02/2012 disponível em:




A Reckitt Benckiser (RB), empresa que fornece produtos de limpeza doméstica, cuidados pessoais e com a saúde, relançou o game poweRBrands, disponível para acesso no Facebook e voltado para jovens talentos. No jogo, os internautas podem acompanhar a dinâmica da companhia, atuar como um executivo de uma das marcas da RB e, quem sabe, ocupar virtualmente a cadeira mais alta da organização – a do presidente. O game, além de auxiliar os jovens a desenvolverem habilidades e competências, proporciona um primeiro contato dos profissionais com a RB, seu perfil, cultura e marcas, atraindo assim possíveis talentos para os processos seletivos da companhia. O acesso ao jogo pode ser feito no link apps.facebook.com/powerbrands. Vale lembrar que o desempenho do jogador no poweRBrands não será utilizado pela RB como uma forma de selecioná-lo ou contratá-lo.

Isso será a meu ver uma prática cada dia mais atual, uma vez que por meio das redes sociais quebramos a barreira das distâncias entre candidatos e empresa e ampliamos a possibilidade de atrair cada vez mais pessoas, de diferentes lugares e culturas, com custo praticamente zero. Além disso, os recrutadores têm acesso imediato a uma série de informações acerca dos candidatos. São dados que facilitam a identificação do melhor perfil e fortalecem a comunicação entre empresa e profissionais no mercado. Tudo isto acaba agilizando o processo de recrutamento e seleção e faz com que a empresa tenha uma maior assertividade na contratação de um profissional.

Portanto sugiro aos futuros gestores que as redes sociais não devem ser utilizadas como único recurso de recrutamento e seleção. A melhor forma de utilizá-las é como um recurso complementar do processo, sendo mais uma fonte de informação e atração de candidatos. De toda maneira, elas não podem de forma nenhuma ser ignoradas, pois fazem parte dessa geração de talentos que se  deseja atrair.


 REFERÊNCIA:



0 comentários :

Postar um comentário