Em recente publicação, abordamos o tema carreira profissional, onde esclarecemos temas como: Elaboração de currículo, Comportamento em entrevista e integração ao trabalho. Aconselho ao leitor que leia essas publicações em nosso blog. Uma vez que é notório que a cada dia que passa se aumenta a demanda por procura de um bom emprego e em contrapartida diminuísse a oferta de vagas, por esse modo o grande diferencial que agrega valor ao candidato a uma vaga de emprego, é sua atuação na entrevista, em artigo da revista exame a Jornalista Talita Abrantes, traz dicas do consultor Eduardo Shinyashiki de como causar uma boa impressão logo de cara, diz ele:
1. Cuide da imagem, sempre
Não é preciso estar de acordo com as últimas tendências da moda corporativa, mas é essencial apresentar-se de maneira adequada. E, no mínimo, isso significa roupas apresentáveis (nada de peças amassadas, coladas ou decotadas demais) e limpeza.
“É como as regras de paquera: qual é a imagem que você quer passar?”, afirma o especialista
“É como as regras de paquera: qual é a imagem que você quer passar?”, afirma o especialista
2. Resista à síndrome do tagarela
“Tem gente que não ouve o que as outras pessoas têm a dizer e querem rapidamente vender seu peixe”, diz Shinyashiki. A estratégia adequada, no entanto, é oposta a isso. Quando mais atento ao outro, mais elegante e interessante você se torna.
“Há um pensamento que o profissional precisa ter no encontro: ‘não existe nada, nem ninguém mais importante do que estar com esta pessoa’”, diz.
“Há um pensamento que o profissional precisa ter no encontro: ‘não existe nada, nem ninguém mais importante do que estar com esta pessoa’”, diz.
3. 3. Faça pontes
Saber ouvir é essencial para criar pontos de convergência entre seus interesses e o da outra pessoa. “Para que ouvir? Para que você possa entender quais são as coisas importantes, os critérios e valores da pessoa que está ali”, diz. “O péssimo vendedor é aquele que vende do jeito que gostaria que vendessem para ele”.
4. Seja objetivo
Ir direto ao ponto, sem rodeios, é essencial para cativar a pessoa do lado de lá da mesa. “Não precisa contar a história inteira, conte só os pontos mais interessantes”, exemplifica o especialista. “Quando você fala com objetividade e assertividade, às vezes, cria o desejo no outro de querer saber mais”.
5. Cuide do tom de voz
“Tem pessoas que são titubeantes no tom de voz, gaguejam ou falam num tom tão baixo para não ser ouvida”, diz o especialista. “Outras, falam de maneira forte, incisiva ou dominante demais”. O caminho, explica, é adequar o tom de voz para o que está acontecendo ao redor – inclusive para a modulação do falar do outro. “Sua fala tem que ser uma melodia agradável que instigue vontade de ouvir de novo”, afirma.
6. Invista em sensações
Ao acompanhar os gestos, a postura, o olhar e o tom de voz do outro, inconscientemente, você estabelece uma sintonia e gera segurança no outro. “Por isso, as pessoas têm a percepção de que conhecem a outra há tanto tempo”, afirma.
7. Invista em simpatia
A pessoa chegou atrasada ou está emperrando a sua agenda? Jamais olhe para o relógio. Seja discreto e simpático, sempre. “Se você fica olhando para o celular, quebra a sintonia do olhar”, afirma o especialista.
O mercado de trabalho tem trazido novas estratégias para filtrar cada vez mais os melhores candidatos, uma das novidades já utilizada por empresas como a cervejaria Ambev, a distribuidora de gás Supergasbras, a operadora de telefonia Tim e a distribuidora de combustíveis Shell é a entrevista coletiva, onde o entrevistado fica frente à frente a funcionários da empresa e supervisores do setor, pessoas que muitas vezes não conhecem técnicas de seleção, mas que conhecem muito bem o trabalho que o candidato se propõe a prestar, desta forma esqueça os discursos elaborados e seja sincero, uma vez que será abordado nesta entrevista dados técnicos, vivências do setor e prováveis dificuldades que se irá enfrentar, somente para ver como você se sairá de cada situação. Porém frente a essa situação como se deve agir? Segundo Juliana Cariello o candidato deve agir como se estivesse apresentando um projeto, sendo o mais objetivo e direto possível, olhar para o entrevistador que fez a pergunta se esquecer dos demais que estão na sala, para que com a interação se possa causar uma boa impressão, além de buscar informações acerca da empresa, conhecer a historia dela fará um grande diferencial.
REFERÊNCIAS
ABRANTES, Talita. Como causar uma boa impressão logo de cara. Disponível em http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/como-causar-uma-boa-impressao-logo-de-cara?page=2&slug_name=como-causar-uma-boa-impressao-logo-de-cara Revista Exame/2012
CARIELLO, Juliana. Entrevista Coletiva: Nova moda nos processos de seleção de vagas, a sabatina feita por grupos de funcionários da empresa recrutadora tem particularidades que o candidato precisa conhecer. Disponível em http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/carreira-selecao-entrevista-coletiva-648820.shtml
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